Close Menu

Busque por Palavra Chave

Identidade: mulher! | Momentos de preocupação!

Por: Ivânia Zardo Barbiero
17/03/2020 13:55
Tamanho da fonte: A A

Meus queridos leitores, deixando um pouco de lado oque havia me comprometido com o jornal, mas, trazendo a vocês um assunto preocupante e que está deixando a população mundial em alerta. Após ter sido decretado pela OMS a pandemia do coronavírus, tornou-se responsabilidade de cada um de nós, a prevenção e proteção de nossas vidas e daqueles que estão sob nossos cuidados.

Penso que nesses momentos é que devemos olhar com carinho aqueles que amamos. São dias, talvez meses um que tenhamos que evitar contato físico, apertos de mãos, abraços beijos, é a nossa vida à mercê de um vírus. Minha maior preocupação em alerta-los é que pertenço ao grupo de risco extremo e que hoje tenho a necessidade de ser cuidada. Dependo de pessoas ao meu entorno para levar minha vida adiante, porém, como sempre fui cuidadora sinto a obrigação de transmitir alguns cuidados essenciais às pessoas que hoje tem em casa indivíduos que pertencem ao grupo de risco.

Nós, brasileiros, podemos nos orientar nas experiências vividas pelos chineses e pelos italianos. Ler acerca das prevenções e precauções que devemos tomar. A higiene necessária. Lavar sempre que possível, mãos rosto e principalmente o nariz, para evitar a penetração do vírus no organismo. Portanto, é do nosso conhecimento, que se adquirirmos o vírus poderá levar até 14 dias para se manifestar e mesmo assim estaremos transmitindo para outras pessoas. Também sabemos que tem pessoas que ficarão imune sem apresentar sintomas, mas que no período da virose, transmitirão o vírus.

Aí é que se alerta para os cuidados. Sintomas de resfriado, fique em casa, febre e falta de ar, procure imediatamente assistência médica. Pois, diferente de países de primeiro mundo, não temos no Brasil UTIs suficientes para atender a uma pandemia.

Sendo assim, nossa responsabilidade é de encarar isso tudo sem pânico, com discernimento e sabedoria, pois estaremos passando por meses de provação de nossas capacidades de amor e de auxílio ao próximo. Abraços a todos!


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro